Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta em Piripiri neste sábado (30) | Piripiri40graus / Notícias

Orquestra Sinfônica de Teresina se apresenta em Piripiri neste sábado (30)

Dentro do projeto Concertos pelo Piauí, Rio abaixo, rio arriba, a Orquestra Sinfônica de Teresina se apresentará em Piripiri amanhã, 30 de setembro, às 19h30min, no adro da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.
O "Concertos pelo Piauí", realizado em parceria com o SESI, é uma nova versão do primeiro projeto "Concertos pelos Sertões", quando, em 2010, a OST fez excursão por estados do Nordeste, apresentando-se em igrejas das cidades. As pessoas, muitas delas vendo uma orquestra pela primeira vez, lotavam as igrejas para assistir aos concertos. Com o sucesso dessa iniciativa, a OST busca, agora, atingir novos públicos, dentro do próprio estado.
Um dos diferenciais do "Concertos pelo Piauí" é incluir no repertório, além do Hino do Piauí, o hino da cidade que recebe a apresentação. Os hinos floresceram na Europa como um estilo musical típico no século XIX. Por terem como objetivo refletir a união e glorificar a história e tradições locais, incluí-los no concerto é uma forma de melhorar a autoestima do piauiense, sobretudo o do interior, segundo o maestro Aurélio Melo.
"A execução do hino é de extrema importância, fazendo com que as pessoas participem, sintam-se orgulhosas de sua cidade e do seu estado. Dessa forma, deixamos o concerto ainda mais próximo da população, aproximando cada vez mais a música do povo. Tanto que, em Barras, o público cantou junto e aplaudiu de pé”, explica o maestro Aurélio Melo. A intenção, de acordo com o maestro, é que, no futuro, após a visita a um número considerável de cidades piauienses, seja elaborado o Hinário Piauiense, com partitura, áudio e arranjos especiais da Orquestra Sinfônica de Teresina.
O projeto “Concertos pelo Piauí - Rio Abaixo, Rio Arriba” acontecerá, nessa primeira etapa, em oito cidades, sendo quatro em cada região do Estado: ao Norte, "Rio Abaixo", Barras, Piracuruca, Parnaíba e Piripiri, e ao Sul (no mês de outubro), "Rio Arriba", Água Branca, Floriano, Oeiras e Picos. A Orquestra Sinfônica de Teresina é mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC).

Notícias Relacionadas

Geral 2397513306134080365

Postar um comentárioDefault Comments

emo-but-icon

Pesquisar

Facebook

Parceiros

item